Sonhando em adquirir a casa própria e não sabe por onde começar? Procure a Maximiano Soluções!

Dicas Imobiliárias

Dicas para escolher o terreno certo pra construir sua casa.

Escolher um bom terreno é muito importante para poder construir a casa que você sempre sonhou. Confira algumas características que podem influenciar sua escolha e que representam economia na hora de comprar ou de construir.

O mais importante é procurar sempre um corretor (www.imobmartins.com.br/imoveis)

• Observe o nível do terreno, se é plano ou possui declive (topografia)

O terreno pode ser plano, em aclive (o fundo do terreno está mais alto que o nível da rua) ou em declive (o nível da rua está mais alto que o fundo).

Quando o terreno tem estas inclinações, será necessário pensar em estruturas de contenção (muro de arrimos) e de drenagem. O que deixará a obra mais cara. Um bom projeto também pode aproveitar melhor o traçado natural e evitar grandes cortes de terra ou aterros.

Por outro lado, esse tipo de terreno costuma custar menos que os planos e permitem visuais bem interessantes. Mas, geralmente para acomodar a casa em desnível é preciso fazer alguns degraus. Então, se você quer uma casa térrea, pense bem antes de comprá-lo!

• Confira a posição em relação ao sol

Na hora de escolher o terreno, veja onde o sol nasce e onde ele se põe. O melhor é deixar os quartos voltados para o nascer do sol. Então veja se a face voltada pro sol nascente fica num bom lugar do terreno ou se ela está virada para alguma obra que possa fazer sombra no terreno.

• Leve em conta localização e vizinhos

Todo mundo se preocupa com a facilidade de acesso e com a infraestrutura (transporte, lazer, serviços) próximas ao terreno. Mas às vezes esquecemos de coisas que podem causar incomodo. Imagina você querendo dormir e um super barulho de uma casa noturna? Ou querendo chegar em casa, mas com dificuldade por estar perto de um grande pavilhão de eventos?

Antes de escolher o terreno e decidir, observe bem o entorno e visite o terreno em horários diferentes, inclusive à noite e no final de semana.

• Pense sobre a infraestrutura da região

Verifique se a concessionária de luz, de abastecimento de água e as redes de esgoto e de gás chegam ao seu terreno. Veja também se as ruas são pavimentadas, se a região é servida por transporte público e se por perto tem hospital, supermercados, padaria, farmácia, escola e outros serviços que você acha importantes.

Estar em uma área mais estruturada aumenta o custo do terreno, mas pode te dar melhor qualidade de vida e até fazer você economizar tempo e dinheiro.

• Cheque a documentação com muito cuidado

Para escolher o terreno, verifique se não há nenhum problema com a documentação do imóvel. Exija a certidão de propriedade do terreno atualizada (é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis) para saber se a situação está regular.

Também é importante pedir as certidões de ações dos distribuidores (cartórios) cíveis, de protesto, de execuções fiscais e de ações federais do proprietário e de seu esposo (a). Esses documentos indicam se há ações contra o proprietário que envolvam o terreno a ser vendido. Se o proprietário constar como solteiro na certidão de propriedade e agora estiver casado, além das certidões em nome de seu cônjuge, ele terá que atualizar seu estado civil no registro do imóvel (isso se chama tecnicamente de ‘averbação do casamento perante o Cartório de Registro de Imóveis’).

Se for comprar de pessoa jurídica, você precisa pedir a Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS. Seja quem for o vendedor, não se esqueça de pedir o carnê do IPTU, no qual constam as metragens do terreno e seu valor venal, e a Certidão Negativa de Débitos Municipais, que mostra se existe dividas com o município, referentes ao terreno.

• O que importa pra você na hora de escolher o terreno?

Depois de ter avaliado tudo isso, tenha muita clareza de qual é o seu sonho. Pensar no tipo casa que deseja construir é muito importante para escolher o terreno. O que é importante pra você: muito espaço livre? ou uma casa que ocupe bem o terreno, com muitos cômodos? economizar na compra ou economizar na obra? em que lugar da cidade você quer estar? Pensar também o quanto esse terreno facilita a construção da casa que você deseja.

Dicas para comprar um imóvel

• Conheça seu limite de financiamento bancário

Imagine a seguinte situação: você passa seis meses procurando um imóvel, encontra um que lhe agrada, assina o compromisso de compra e venda, mas, quando vai ao banco pedir o empréstimo para fechar o negócio, descobre que não conseguirá o montante que desejava. Vai tudo por água abaixo. Para evitar a frustração, o melhor é saber quanto consegue financiar antes de fechar o negócio.

• Conheça bem os custos envolvidos na transação

Converse com um corretor de imóveis (Link da imobiliária na palavra “corretor de imoveis”). Ele pode aconselhá-lo sobre todos os aspectos relacionados à compra de um imóvel, incluindo as despesas de compra e venda, como custos dos cartórios e imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que varia conforme o município.

• Procure ver o negócio com olhos de investidor

Para maximizar o sucesso no investimento imobiliário, você precisa agregar valor, seja na compra ou na propriedade em si. Isso permite uma valorização excepcional e é importante tanto para investidores frequentes quanto para quem apenas deseja comprar um cantinho para viver com dignidade. Esse conceito é uma premissa geral e já existe em muitas outras áreas, sobretudo em administração de empresas e na venda de serviços. Se você compra uma casa, pense que reformar a piscina, construir um gazebo ou instalar uma sauna aumentam o valor do imóvel para sempre. No caso de um imóvel pequeno, com cozinha tipo americana, montar uma cozinha planejada melhoram suas chances de passar a propriedade adiante em situação vantajosa.

• Procure saber como o imóvel foi construído

A princípio, com a casa pronta, é possível avaliar vários aspectos do imóvel, como localidade, vizinhança e as condições em que se encontra. Entretanto, essa avaliação é pouco abrangente — para além desses aspectos, comprar a casa pronta permite que você veja exatamente como ela é, inclusive seus problemas. Você pode ver se há goteiras, rachaduras, desnivelamentos, enfim, qualquer defeito que um imóvel possa apresentar. Por isso, é importante que você tenha acesso ao projeto da construção, pois assim há como saber como o imóvel foi construído e também precisar qual é o estado do encanamento e da fiação elétrica, por exemplo.

Economia

Sai muito mais em conta construir do que comprar uma casa pronta. O dinheiro que você investiria em uma casa pronta — que talvez não fosse exatamente como você queria —, pode ser utilizado na compra de um terreno, na construção da edificação e ainda é bem possível que sobre um dinheirinho de troco! Mas preste atenção: isso só se aplica se estivermos falando de imóveis na mesma região e proporção.

Análise de crédito em 48 horas!*

MAXIMIANO SOLUÇÕES

Rua Conselheiro Dantas, 326 - Centro - Santa Cruz do Rio Pardo - SP - CEP 18900-000 *Para cumprirmos esse prazo, é necessário que os documentos estejam atualizados e o interessado não pode ter nenhuma restrição.